• Plantão

    Convite dá resultado: iguaçuenses e turistas rodoviários visitam atrativos de Foz do Iguaçu



    O número ainda é pequeno, mas de acordo com o foco inicial, que é evitar aglomeração e retrocesso das medidas que tornaram Foz hoje o destino no Brasil mais seguro para ser visitado.

    Foz do Iguaçu se preparou, o convite foi feito e o resultado já aparece. Nos dois dias de reabertura dos atrativos, iguaçuenses e turistas de outros lugares do Brasil aproveitaram o feriadão de Corpus Christi para conhecer os pontos turísticos da cidade. A hotelaria não se intimidou e também colhe frutos. Alguns estabelecimentos estão recebendo hóspedes da região que vieram com seu próprio carro, outros do interior paulista e do Mato Grosso do Sul, para passar o feriado no destino turístico mais seguro, hoje, do Brasil.

    A reabertura gradativa do turismo de Foz ocorre desde quarta-feira (10), aniversário de emancipação política do município. Uma data simbólica para a retomada do setor, que é base da economia local e um dos mais prejudicados pela pandemia de covid-19.  O Programa Acelera Foz, que une os esforços de oito entidades parceiras, assumiu o protagonismo dessa retomada de forma bastante responsável. Toda a cidade já vem se preparando para esse momento numa grande parceria entre município, estado e governo federal. 



    Foz do Iguaçu tem um dos maiores programas de testagem em massa da covid-19, com mais de 30 mil testes em andamento. A quantidade de casos, proporcionalmente, é uma das menores do País. A Prefeitura adotou barreiras sanitárias e medidas de controle de propagação do novo coronavírus. A usina de Itaipu também colocou à disposição da população 15 leitos de UTI e de semi-UTI para casos graves de comorbidade associada à covid-19, para evitar sobrecarga do Hospital Municipal Germano Hauck, referência pelo SUS para casos do novo coronavírus.

    “Foz do Iguaçu está de parabéns pela forma ordenada com que vem fazendo essa retomada. Nossa cidade, se fizer tudo certinho, logo será o destino brasileiro mais visitado por estrangeiros do mundo inteiro, quando tudo voltar à normalidade. Vamos começar devagar, mas com muita fé. Vai passar e sairemos na frente, com todos assumindo sua responsabilidade”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.  



    Adequação

    A hotelaria e os atrativos, de forma geral, passaram por uma grande adequação, com treinamento de equipes e cuidados com os ambientes internos. Foi uma grande parceria. “Estamos muito otimistas e agradecemos, em nome do Visit Iguassu, pela grande e efetiva comunicação da reabertura do turismo”, disse o presidente da entidade, Felipe Gonzales. 

    Conforme previsto nos decretos municipais e orientações dos ministérios da Saúde e do Turismo, todos os atrativos com ambientes fechados iniciaram as atividades com 30% de sua capacidade, enquanto bares e restaurantes trabalham com limitação de 50%.  

    Na usina de Itaipu, robôs de desinfecção recepcionam os visitantes, que passam por aferição de temperatura. Em todo o roteiro há álcool em gel, higienização dos ônibus a cada nova visita e o uso obrigatório de máscara de proteção facial para quem recepciona e quem visita.

    Ao entrar, o visitante responde a um questionário sobre sintomas respiratórios ou preenche a autoavaliação no aplicativo COVIDPR, que estará conectado com a Central de Plantão Coronavírus. 

    O Refúgio Biológico Bela Vista reabre dia 17 de junho e vai funcionar das 9h30 às 17h30, com capacidade de 10 pessoas por visita. Já o Ecomuseu será reaberto dia 24, das 10h às 17h, sem o atrativo Ciência na Esfera, para evitar aglomerações. Ainda não há data prevista para o retorno da visita Itaipu Especial.   


    Parque das aves

    Reabertura desde 10 de junho, com funcionamento de terça a domingo, das 8h30 às 17h.


    Parque Nacional do Iguaçu

    Aberto também desde quarta-feira, 10. As Cataratas recebem os turistas das 9h às 16h, de terça a domingo. Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante pode comprar o ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas nessa primeira fase de reabertura. A exemplo dos demais atrativos, o Macuco Safari também voltou a operar e vai funcionar de terça a domingo das 9h às 16h, desde quarta-feira.


    Kattamaram 2

    Também voltou a operar todos os dias da semana, com passeios às 11h30, com almoço e passeio do Pôr do Sol, às 16h30.


    Rafain Churrascaria Show

    A churrascaria abre apenas para almoço, aos domingos, das 11h30 às 16h, e terá jantar com show latino-americano, de segunda a sábado, das 19h às 23h30.


    Dreams Park Show

    Outro atrativo que reabriu hoje para os turistas é o Complexo Dreams Park show, com funcionamento de terça a domingo, das 10h às 17h.


    Helisul

    Também retornou às atividades com atendimento de terça a domingo das 9h às 17h.


    Marco das Três Fronteiras, 

    Atendimento é de terça-feira a domingo, das 15 às 21 horas.


    Passeio virtual

    Para aqueles que ainda não podem viajar presencialmente é possível fazer um passeio virtual ao Destino Iguassu pelo site foz360. A experiência é de arrepiar.



    Acelera Foz

    O Programa Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

    Fonte: Assessoria

    Dr Flavio
    CEO - República De Curitiba Oficial
    Blogueiro, Empreendedor, Produtor Cultural, Social Media e Amante do Direito...
    '' Invista nessa marca, visite nossa loja oficial''

    Nenhum comentário

    Obrigado pelo seu comentário, Lembrando que você é responsável juridicamente por tudo aquilo que escreve e, se solicitado, enviaremos as informações às autoridades competentes caso o conteúdo do comentário afronte a Lei.

    Post Top Ad

    ad728
    ad728

    Post Bottom Ad

    Monitoramento Redes Sociais, Clipping.