• Plantão

    100 anos


    Além do histórico de 100 anos de medições sobre a quantidade de água do Rio Paraná, completos agora, em 1977 Itaipu também passou a utilizar a estação hidrométrica de Guaíra para medir a qualidade da água. E, desde 2001, faz também a medição de sedimentos nesse mesmo local. Enquanto os dados sobre a quantidade ficam a cargo da Diretoria Técnica, os dados de qualidade e a sedimentologia são acompanhados pela Diretoria de Coordenação da Itaipu.



    Cerca de 84% de todos os sedimentos (argila, silte e areia) que chegam ao lago passam pela estação de Guaíra Porto. “Diferentemente da água, que entra e sai do circuito hídrico, grande parte dos sedimentos se deposita gradualmente, ocupando o espaço que antes era destinado à água, reduzindo a vida útil do reservatório”, explica Anderson Braga Mendes, da Divisão de Reservatório (MARR.CD). “Por isso, ter o conhecimento detalhado não apenas da quantidade, mas também do tipo de material que está se depositando, é essencial”, completa.



    “Guaíra é a porta de entrada do reservatório e, por isso, monitorar e conhecer a qualidade da água que chega para formação do lago é extremamente importante para a segurança hídrica e, consequentemente, para todos os usos do reservatório, tais como abastecimento público, irrigação, pesca e balneabilidade, dentre outros”, acrescenta Simone Benassi, que também atua na Divisão de Reservatório.

    Por sua posição estratégica e pelas condições para oferecer informações sobre a qualidade e a quantidade de água que chega ao reservatório, a centenária estação de Guaíra Porto continua sendo de fundamental importância para a Itaipu. E, assim que as condições permitirem (em função da pandemia de covid-19), a empresa pretende homenagear os profissionais e marcar o centenário com a instalação de uma placa comemorativa.

    Fonte: Assessoria

    Dr Flavio
    CEO - República De Curitiba Oficial
    Blogueiro, Empreendedor, Produtor Cultural, Social Media e Amante do Direito...
    '' Invista nessa marca, visite nossa loja oficial''

    Nenhum comentário

    Obrigado pelo seu comentário, Lembrando que você é responsável juridicamente por tudo aquilo que escreve e, se solicitado, enviaremos as informações às autoridades competentes caso o conteúdo do comentário afronte a Lei.

    Post Top Ad

    ad728
    ad728

    Post Bottom Ad

    Monitoramento Redes Sociais, Clipping.