• Plantão

    Vídeo - Usina de Itaipu reabre vertedouro para aumentar nível do rio e ajudar países vizinhos



    Nível do Rio Paraná muito baixo prejudicava a navegação na hidrovia que liga regiões produtoras de soja do Paraguai e Argentina aos portos de Buenos Aires e Uruguai.

    Depois de quase um ano fechado a Itaipu voltou a abrir seu vertedouro. Desde os primeiros minutos da madrugada desta segunda-feira, 18, a usina começou a liberar água para ajudar a aumentar o nível do Rio Paraná a jusante.

    A medida vai possibilitar o escoamento da safra de grãos do Paraguai e da Argentina até os portos de Buenos Aires e do Uruguai. A hidrovia Paraguai-Paraná está prejudicada pela longa estiagem.

    “Essa ajuda é para evitar um colapso na economia dos países vizinhos numa época de tantas dificuldades”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu. 

    O vertimento inicial previsto deve durar 12 dias. Não haverá prejuízo para a produção da usina, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa. 

    A Itaipu e a Defesa Civil alertam a população sobre o aumento da vazão. Nos últimos tempos, o rio, próximo à Ponte da Amizade, havia virado um roteiro de visitação para registros de fotos por causa da seca histórica.

    Há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando maior produção da usina de Itaipu, que havia sido reduzida em função do desaquecimento da economia.

    Fonte: Assessoria

    Vídeo



    Por: Dr Flavio
    CEO - República De Curitiba Oficial
    Blogueiro, Empreendedor, Produtor Cultural, Social Media e Amante do Direito...
    '' Invista nessa marca, visite nossa loja oficial''

    Nenhum comentário

    Obrigado pelo seu comentário, Lembrando que você é responsável juridicamente por tudo aquilo que escreve e, se solicitado, enviaremos as informações às autoridades competentes caso o conteúdo do comentário afronte a Lei.

    Post Top Ad

    Monitoramento Redes Sociais, Clipping.

    ad728

    Post Bottom Ad

    Monitoramento Redes Sociais, Clipping.